google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Como é que a Lua influencia a Agricultura?

Copyright @ 2012-2020 Quinta das Ginjas - Reservados todos os Direitos

MARCA NACIONAL Nº 494371 (INPI)

quintadasginjas@gmail.com | +351 966078170 | Alcobaça - Portugal

Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Como é que a Lua influencia a Agricultura?


Considerar as fases da Lua no processo produtivo agrícola é considerar igualmente as plantas enquanto seres vivos e não como objectos inanimados.

A influência das fases lunares sobre as plantas é conhecida desde a Antiguidade. A sua proximidade com a Terra e o magnetismo nela exercido condiciona a fertilidade e os ciclos de crescimento. E é esse magnetismo que condiciona os fluxos de seiva da raiz para as folhas e vice-versa. Usando este conhecimento será possível trabalhar com o ritmo da própria Natureza usando-o a seu favor (e a nosso).

As fases lunares são 4: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante.


Foto: www.moon.nasa.gov

Podemos considerar 2 grandes ciclos da Lua: o ciclo da Lua crescente - da Lua Nova à Lua Cheia; e o ciclo da Lua minguante - da Lua Cheia à Lua Nova.

O primeiro ciclo - Crescente - é indicado para enxertos, transplantes de plantas anuais e o cultivo de plantas aéreas (folhas, frutos e flores) enquanto que no Decrescente ou Minguante se cultivam plantas de raíz, rizomas ou tubérculos e bolbos.


No Quarto Crescente a seiva é atraída para as partes superiores das plantas favorecendo o seu crescimento. Este é o período favorável ao plantio de cereais, frutas e flores bem como à colheita de legumes. Época propícia aos enxertos e às preparações de solo com compostos e coberturas orgânicas. Na Horta exemplificam-se os espargos, brócolos, couves, alfaces, espinafres, agrião, salsa... No Jardim foque-se nos amores-perfeitos, begónias, petúnias, gerbéras...

Na Lua Cheia colhem-se plantas medicinais e frutos que se encontram mais suculentos graças ao aumento de fluxo de seiva. Evitar semear ou plantar nesta altura.

"Vale mais uma Lua velha que duas novas." (provérbio popular)

"Em maré de Lua Cheia não cortes nem pau nem aveia." (provérbio popular)


No Quarto Minguante - a influência da Lua sobre a Terra diminui com o seu distanciamento. A quantidade de seiva nas partes superiores diminui deslocando-se para a parte inferior da planta (raízes). Época para o plantio de plantas de raíz com a beterraba, cenoura, cebola e batata. Época de podas. Colha as sementes nos dias antecedentes à Lua Nova - com o a seiva se encontra concentrada nas raizes, as sementes aguentar-se-ão mais facilmente armazenadas e resistentes a fungos. O mesmo principio se aplica ao arroz, abóbora e milho por exemplo.

Na Lua Nova a seiva atinge o seu pico mínimo na planta e máximo nas raízes. As plantas registam baixa resistência a pragas pelo que o seu plantio é desaconselhado. Melhor fase para lavrar os terrenos para eliminar infestantes e pragas.

#Lua #Agricultura

68 visualizações