Como atrair Joaninhas para o seu Jardim?
A Coccinella septempunctata, mais comummente conhecida por Joaninha, é uma dos mais fortes aliados na nossa Quinta. É um insecto que desde os nossos tempos de infância desperta em nós uma alegria inexplicável sempre que as vemos.
A mais comum é a Joaninha de 7 pintas - 3 em cada asa vermelha e uma sétima repartida por cada asa.
Para as atrair e "fidelizar" ao seu jardim ou horta, o principal principio a ter em conta é abdicar do uso de quaisquer tipos de pesticidas! A coccinella é extremamente sensível pelo que o seu uso as afastará por longos períodos.
Um outro principio é garantir a presença de plantas que garantam a sua alimentação.
Finalmente, se as quisermos manter por perto, e sabendo que o seu ciclo de vida considera a deposição de ovos em folhas e a sua eclosão em pequenos esconderijos, providencie espaços de esconderijo e de proteção às pequenas Joaninhas, como troncos de madeira com fendas e orifícios...
As Joaninhas são uma forte aliado no combate ás infestações de pulgões e outros afideos - estes são um importante complemento na sua alimentação, mas não esqueça os hectares e pólens!
Estas são algumas das plantas que poderá semear ou plantar para atrair as suas futuras Joaninhas:
Lírios, Mil-Folhas, Girassol, Dente de Leão, Manjericão, Tanaceto, Cosmos, Coreopsis, Cominhos, Coentros, Angélicas e Hortelã.
Obviamente, para além das acima mencionadas, quanto mais florido fôr o seu jardim, maior a probabilidade de atrair polarizadores.
Uma outra dica final: diversifique as plantas mantendo florações ao longo das 4 estações do ano!
Comments