google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Sapo parteiro comum (Alytes obstreticans)
top of page
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Sapo parteiro comum (Alytes obstreticans)

O Sapo-parteiro-comum (Alytes obstreticans) aparece na nossa Quinta não tantas vezes como outrora. Tem como habitat natural florestas temperadas, pradarias, rios e lagos de água doce, terrenos aráveis, pastagens, não sendo raro encontrá-los em ambientes urbanos como quintais e jardins.

É naturalmente visto perto de cursos de água podendo-se afastar até 500m destes. Escolhe lugares ensolarados. A sua ampla distribuição geográfica, metade norte da Península Ibérica e Europa Ocidental, revelam uma elevada diferenciação morfológica e genética das populações Alytes obstreticans.


Encontrámos este nosso amigo resguardado debaixo de uma tela anti-ervas....

Este anfíbio não se encontra na lista de espécies em perigo, contudo a falta de habitats é a principal ameaça da espécie.


Uma característica curiosa é a sua reacção perante uma ameaça inspirando uma elevada quantidade de ar tornando-o muito maior que o normal. Pode em simultâneo adquirir uma postura mais "autoritária" elevando-se nas suas quatro patas.

A sua reprodução ocorre na Primavera e Verão. São ovíparos e os ovos eclodem em 3 a 8 semanas, altura em que o macho os mobiliza da zona húmida em que os guardava, para um pequeno lago ou reserva de água. Os sapos recém nascidos demorarão vários meses até adquirirem a sua maturidade.


São uma das companhias de que não abdicamos na nossa Quinta!


120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page