google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Encontrado predador natural da Vespa Asiática?
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Encontrado predador natural da Vespa Asiática?


A Natureza cria os seus próprios equilíbrios mesmo que isso demore o seu tempo.

Já sabíamos que a longa convivência das abelhas melíferas na Ásia com a Vespa velutina, as capacitou com uma estratégia de combate e defesa que as torna resistentes à predadora velutina. Contudo, esse processo ainda foi desenvolvido pelas nossas Abelhas europeias...

Foi recentemente publicada na imprensa espanhola, um trabalho de investigação desenvolvido pela Universidade de Alcalá em Madrid que "levanta o véu" à possibilidade de estarmos próximos de encontrar um predador natural da Vespa Asiática - o Falcão Abelheiro (Pernis apivorus) ou igualmente conhecido por Bútio-vespeiro.

Fonte: várias


Na entrevista publicada no jornal La Voz de Galicia, o ornitólogo José Manuel Fernández, colaborador da equipa de investigação, apresentou os resultados preliminares do estudo que tenta relacionar a presença da Vespa Asiática na dieta do Falcão Abelheiro.


Fonte: La Voz de Galicia

Resumidamente, a metodologia empregue foi identificar a presença de ninhos de Vespa Asiática e de Falcões abelheiros na mesma area geográfica. Seguidamente, instalaram-se câmaras de vigilância preparadas para registar fotograficamente sempre que as crias de falcão eram alimentadas. Por fim a vistoria dos ninhos de falcão após o abandono das crias.

Tendo como ponto de partida que o falcão tem a sua alimentação baseada em himenópteros, predominantemente vespas, verificaram nos registos fotográficos que 70% daquilo que os progenitores traziam para o ninho, eram insectos de grande porte restando contudo confirmar se se tratariam de vespas asiáticas ou de vespas crabro (autóctone europeia). Segundo José Fernández, tudo aponta para que se trate da espécie asiática da vespa já que nas proximidades dos ninhos de falcão somente foram identificados ninhos da vespa velutina.


Fonte: António Guerra (Flickr)

A outra questão que se coloca prende-se com a presença e permanência desta espécie de falcão na Península Ibérica. Os investigadores assinalam um crescimento para o dobro da população de falcões abelheiros nas zonas mais afectadas pela vespa velutina, precisamente no mesmo período do seu aparecimento (2014-2015). Cautelosamente apontam para uma associação estatisticamente significativa entre o numero de ninhos de vespa asiática e o número de ninhos de falcão abelheiro.

É deixada em aberto a possibilidade de se "provocar artificialmente" o crescimento da população de falcões abelheiros nas regiões afectadas pela vespa mas esse é um capítulo da investigação que ainda vai demorar alguns anos refere Fernández.


Fiquemos atentos. A extinção será altamente improvável mas o seu controlo é o objectivo. Revive-se neste novo século, o que se passou na década de 80 do século passado com o aparecimento da varroa destructor. Passadas algumas décadas, aprendemos a viver com elas e sabemos controlá-las de forma a garantir a melhor sanidade, segurança e sobrevivência das nossas Abelhas.

#savethebees

#Abelhas #PestesPragas #SavetheBees

0 visualização

Copyright @ 2012-2020 Quinta das Ginjas - Reservados todos os Direitos

MARCA NACIONAL Nº 494371 (INPI)

quintadasginjas@gmail.com | +351 966078170 | Alcobaça - Portugal