google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Como seguram as Abelhas o Pólen que transportam nas patas?
top of page
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Como seguram as Abelhas o Pólen que transportam nas patas?


As Abelhas não transportam somente os grãos de pólen de flor em flor garantindo a polinização. Elas também o transportam para a Colmeia como fonte de nutrientes e parte fundamental da sua dieta.


Foto: ruches.net

Também denominadas de abelhas corbiculadas, a Apis mellifera, é anatomicamente constituída pelas chamadas Corbículas (ou cestas de pólen) na tíbia das suas patas traseiras podendo transportar até 30% do seu peso em pólen. Em média, uma colónia (20.000 abelhas) poderá transportar por ano 57Kg de pólen (Ellis, A. 2018 - The benefits of pólen to Honey Bees).



No processo de recolha do pólen das flores, a Abelha humedece as patas dianteiras com recurso à sua longa língua (probóscide) recolhendo os grãos entretanto presos à sua cabeça, tórax, primeiro e segundo pares de patas transferindo-os para as patas traseiras.


Inicialmente presos pelos pêlos das patas traseiras, os grãos de pólen são seguidamente compactados e transferidos para uma concavidade polida na sua face externa (Corbícula). Esta concavidade sendo rodeada de pêlos, possui um único que é responsável pela fixação do pólen compactado que, sendo entretanto humedecido com néctar, adquire uma melhor aderência.


Recentes pesquisas demonstraram que, apesar dos "sacos" de pólen parecerem presos às patas de uma forma extremamente precária, a força usada para os remover era cerca de 20 vezes superior aquela que os mantinha presos.

Chegadas à colmeia, as Abelhas são responsáveis por descarregar os seus "sacos" de pólen nos alvéolos hexagonais entretanto construídos e limpos pelas obreiras. O pólen é depositado estrategicamente nos quadros mais laterais da colmeia e no perímetro dos quadros de criação formando um anel. Este pólen é chamado de "pão de abelha"!

3.072 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page