google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Como semear a Borragem?
top of page
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Como semear Borragem?


A Borragem (Borago officinalis) é uma das espécies vegetais mais procurada pelas Abelhas. E a razão é simples: a sua flor demora pouco menos de 1 minuto a restabelecer os seus níveis de açucares após a visita de cada polinizador!

Utilizamo-la na nossa Quinta em bordaduras e em espaços sem outro objectivo definido onde a preocupação é também o controlo de infestantes.


Local e Solo

A Borragem é muito tolerante ao tipo de solos, contudo dê preferência a espaços ricos de matérias orgânica e drenados. Luz directa a meia sombra e temperaturas amenas contribuem para o seu desenvolvimento saudável. Resistente a geadas e baixas temperaturas.

Forma de Propagação

Sementes: uma vez semeada, não será preciso voltar a semear ou replantar no futuro.

Semeie de Fevereiro a Julho.

Não toleram muito bem as mudas pelo que as sementeiras se deverão fazer em local definitivo. Na nossa Quinta optamos por fazer sementeiras em recipientes biodegradáveis que replantamos no local pretendido sem mobilizar a planta.

Semeie a 1cm de profundidade. A germinação dar-se-á em cerca de 1 semana.

Espaçamento

50cm entre plantas x 50cm entrelinhas. Poderá reduzir o espaçamento caso o seu objectivo seja a produção de sementes e o solo seja suficientemente fértil.

A Poda

N/A

Floração

A Borragem é conhecida pelas sua floração azulada ou violeta. Contudo temos na nossa Quinta um cultivar de floração branca. Ocorre geralmente de Junho a Setembro.

Colheita

Podem usar-se as folhas e flores na nossa alimentação. No caso das folhas, estas deverão ser colhidas antes do período de floração quando têm sabor mais intenso.

Propriedades Medicinais & Condimentares*

Tem efeitos diuréticos, emolientes e anti-inflamatórios. Usada no tratamento de sintomas relacionados com gripes, bronquites, afeções urinárias, inflamações, lesões herpéticas e sarampo.

Usam-se as folhas (cortadas em tiras) em saladas e chás - colher antes das floração, e as flores em saladas e sopas.

Sugere-se o uso de luvas ao manusear a Borragem dado que os pêlos presentes nos caules e folhas poderão irritar a sua pele. Por esse mesmo motivo, o chá da folhas de Borragem deverá ser filtrado antes de usar.


Classificação Científica

Nome Científico: Borago officinalis

Género: Borago

Família: Boraginaceae

Ordem: Lamiales

Classe: Magnoliopsida

Divisão: Magnoliophyta

Reino: Plantae


*Disclaimer

A Quinta das Ginjas não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais pelo uso da planta. Deve sempre consultar um profissional antes de utilizar a planta para fins medicinais!

238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page