google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Urze (Calluna vulgaris)


A Urze ou Érica é um dos arbustos anões que podemos encontrar nos nossos apiários. Científicamente denominado por Calluna vulgaris, nectarífera por natureza, a Urze forma um arbusto que pode chegar a 2m de altura, de forma muito ramificada desde as raízes até às ramagens. Permanece verde todo o ano, contudo pode apresentar tonalidades vermelhas, castanhas ou amarelas.

Local & Solo

Escolha locais de exposição solar com boa drenagem mas simultaneamente alguma humidade. Matéria orgânica a acidez são preferenciais. Evite solos demasiado secos e expostos ao vento.

Forma de Propagação

Semeie após a floração deixando as sementes na superfície mantendo alguma humidade. Mude as plantas para vasos quando atingiram tamanho suficiente para ser manuseadas. Finalmente mude-as para local definitivo quando tiverem 5 a 8cm.

Por estaquia, escolha cortes semi-lenhosos de cerca de 3cm a partir da base da planta. Remova as folhas da base e não danifique a casca. Deverão enraizar em poucas semanas. Mude as novas plantas para local definitivo após a Primavera.

Espaçamento

30cm entre plantas

Poda

A manutenção é escassa. Limpe somente flores e ramos secos após floração.

Floração

As flores de cor rosada ou lilás, por vezes rosa escuro e raramente brancas, apresentam-se em cachos alongados. A floração ocorre nos meses de Outono e Inverno.

Os mantos rosáceos constituem-se autênticos pastos para os mais diversos polarizadores onde se incluem as nossas Abelhas. Bastarão escassos minutos para constatar a assinalável diversidade de insectos que visitam estas flores. A sua presença é transversal a todos os nossos apiários do Oeste pelo que o seu contributo nos nossos méis é incontornável.

Colheita

NA

Propriedades Medicinais & Condimentares*

Rica em flavonóides, tem acção anti-inflamatória, calmante e anti-alérgica. Regeneradora da pele e cabelo. Foi igualmente descrito o seu efeito protector contra os raios UVB.

Usa-se em tisanas de 1 colher de sopa de flores para 2 chávenas de água.

Classificação científica

Nome científico: Calluna vulgaris

Género: Calluna

Família: Ericaceae

Ordem: Ericales

Classe: Magnoliopsida

Divisão: Magnoliophyta

Reino: Plantæ

*Disclaimer

A Quinta das Ginjas não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais pelo uso da planta. Deve sempre consultar um profissional antes de utilizar a planta para fins medicinais!

#Melíferas #Flores

218 visualizações

Copyright @ 2012-2020 Quinta das Ginjas - Reservados todos os Direitos

MARCA NACIONAL Nº 494371 (INPI)

quintadasginjas@gmail.com | +351 966078170 | Alcobaça - Portugal