Eucalipto (Eucalyptus globulus)
O Eucalipto, ou Eucalyptus globulus, é uma espécie trazida da Oceânia sendo que começou a ser visto nas nossas paisagens em meados de 1850-70. O seu rápido crescimento, a sua elevada resistência e adaptabilidade a condições climáticas rigorosas, ditou a sua propagação a quase todo o território nacional.
O mel monofloral de eucalipto é intenso no sabor e de rápida cristalização. Forte no seu paladar.
Longe de ser consensual, a presença do eucalipto nas nossos terrenos divide opiniões entre aqueles que defendem uma vertente economicista e aqueles que o vêem como espécie invasora. No entanto reconhece-se o seu importante papel nas industrias celulósica e farmacêutica.
Local & Solo
Sendo uma espécie invasora, não é muito exigente nas características dos solos. Prefere contudo solos ácidos e drenados. Boa tolerância aos ventos e a climas frios.
Forma de Propagação
Por semente e estaquia.
Espaçamento
3m entrelinhas x 2m entre plantas.
Floração
A floração ocorre nos meses de Outubro a Março.
Propriedades Medicinais & Condimentares*
O eucalipto é usado em infusões e vaporizações para problemas respiratórios como facilitador da desobstrução das vias aéreas. Expectorante e anti-séptico. O seu óleo essencial repele pulgas.
Classificação científica
Nome científico: Eucaliptus globulus
Género: Eucaliptus
Subfamília: Leptospermoidae
Família: Myrtaceae
Ordem: Myrtales
Classe: Magnoliopsida
Divisão: Magnoliophyta
Reino: Plantæ
*Disclaimer
A Quinta das Ginjas não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais pelo uso da planta. Deve sempre consultar um profissional antes de utilizar a planta para fins medicinais!