Quinta das Ginjas

2 min

Como testar a viabilidade das suas Sementes?

Atualizado: 9 de nov de 2019

Na nossa Quinta tentamos aproveitar na medida do possível as sementes das nossas plantas para a semear na próxima época. Escolhemos para isso as melhores e mais resistentes variedades, garantimos um bom armazenamento usando pacotes feitos de papel guardados em local sombrio e seco. Claro, não esquecer a sua correcta identificação com nome e ano de colecta.

Muitas vezes a tentação é enorme em adquirir sementes novas em loja por não termos a certeza de que as nossas se encontram ainda viáveis. Lançar sementes à terra para não germinarem é perder uma época agrícola por inteiro.

Então como podemos testar a viabilidade germinativa das sementes que temos guardadas?

Faça uma amostragem aleatória das sementes a semear. Por exemplo, de um pacote de sementes retire por exemplo 20 sementes e siga para o segundo passo;

Coloque uma folha de papel de cozinha sobre um pequeno prato (evite papel colorido, ou com imagens coloridas) Coloque-o no parapeito da janela da cozinha ou noutro local de meia sombra e temperatura amena;

Humedeça a folha de papel e coloque sobre ela as sementes selecionadas pela sua amostragem;

Coloque uma segunda folha de papel de cozinha humedecido sobre as sementes. Aguarde 2 ou 3 semanas dependendo da planta a germinar.

A germinação verificar-se-á se observar alterações na estrutura das sementes mostrando sinais de vida. Se por exemplo das 20 sementes germinarem 10, terá uma perspectiva que a sua taxa de germinação não estará longe dos 50%.

Claro está que este processo somente lhe dará uma ideia genérica da taxa de germinação, pelo que só deverá ser usado caso a sua agricultura não seja profissionalizada. Nesse caso, opte, obviamente por um fornecedor credenciado.

#SementesSementeiras

    750
    0