google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Como testar a viabilidade das suas Sementes?
top of page
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Como testar a viabilidade das suas Sementes?


Na nossa Quinta tentamos aproveitar na medida do possível as sementes das nossas plantas para a semear na próxima época. Escolhemos para isso as melhores e mais resistentes variedades, garantimos um bom armazenamento usando pacotes feitos de papel guardados em local sombrio e seco. Claro, não esquecer a sua correcta identificação com nome e ano de colecta.

Muitas vezes a tentação é enorme em adquirir sementes novas em loja por não termos a certeza de que as nossas se encontram ainda viáveis. Lançar sementes à terra para não germinarem é perder uma época agrícola por inteiro.


Então como podemos testar a viabilidade germinativa das sementes que temos guardadas?


Faça uma amostragem aleatória das sementes a semear. Por exemplo, de um pacote de sementes retire por exemplo 20 sementes e siga para o segundo passo;


Coloque uma folha de papel de cozinha sobre um pequeno prato (evite papel colorido, ou com imagens coloridas) Coloque-o no parapeito da janela da cozinha ou noutro local de meia sombra e temperatura amena;


Humedeça a folha de papel e coloque sobre ela as sementes selecionadas pela sua amostragem;


Coloque uma segunda folha de papel de cozinha humedecido sobre as sementes. Aguarde 2 ou 3 semanas dependendo da planta a germinar.


A germinação verificar-se-á se observar alterações na estrutura das sementes mostrando sinais de vida. Se por exemplo das 20 sementes germinarem 10, terá uma perspectiva que a sua taxa de germinação não estará longe dos 50%.


Claro está que este processo somente lhe dará uma ideia genérica da taxa de germinação, pelo que só deverá ser usado caso a sua agricultura não seja profissionalizada. Nesse caso, opte, obviamente por um fornecedor credenciado.

74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page