google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 O que é a Compostagem e para que serve?
top of page
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

O que é a Compostagem e para que serve?


A Compostagem não é mais do que um processo biológico no qual os microorganismos transformam a matéria orgânica em composto, também conhecido por Húmus ou Adubo.


Fonte: internet

A produção de Resíduos Urbanos (RU) tornou-se numa preocupação ao nível planetário dado o seu impacto ambiental. Se atendermos aos tempos de decomposição dos diversos resíduos, facilmente entendemos a importância de os seleccionarmos.


Fonte: internet

Em dados de 2014, em Portugal produzíamos 453Kg de residuos urbanos per capita (discretamente abaixo da média europeia), sendo ainda a deposição em aterro (a mais danosa das opções no que diz respeito ao tratamento de RU) a mais utilizada, colocando-nos numa má posição junto dos outros países da UE.

Produção de RU per capita por país


Recolha selectiva de RU em Portugal


Fonte: INE, 2014

Já se apercebeu com que rapidez enche cada um dos seus ecopontos domésticos? Essa informação traduz em parte o volume que produz em sua casa de cada um dos componentes (vidro, papel, plástico e indiferenciado). Se estiver dentro da média das famílias portuguesas, o plástico ocupará o primeiro lugar da hierarquia.

Agora atente ao dito lixo indiferenciado, aquele que deposita no contentor camarário indiferenciado. Se dele retirar tudo o que for resultado da sua produção na cozinha, no final do ano serão algumas largas dezenas de Kg que indo para o aterro camarário (com custos importantes), poderia ser reciclado para uso no seu jardim, pequena horta ou para os seus vasos.

Em Lisboa por exemplo, estima-se que da produção diária de 240 toneladas de lixo comum, a quase totalidade é biodegradável!

Como poderá fazer essa reciclagem? Lá voltaremos em breve, mas o processo é simples, barato, sem cheiros e ocupa pouco espaço na sua varanda ou cozinha - chama-se Vermicompostagem.


Vermicompostagem

Fonte: internet

O conceito da Compostagem adquiriu especial importância após os estudos do botânico inglês Albert Howard no inicio do século XX. Este fundamentou o sucesso da agricultura moderna , na correcção dos solos através do Húmus. Percebeu que quando os elementos orgânicos se decompõem juntos, formam um substrato rico em nutrientes, mais forte e equilibrado que os de origem industrial. Este substrato foi denominado de Húmus.

Hoje é aceite e defendido mundialmente que o enriquecimento dos solos com matéria orgânica deverá ser uma prática corrente com benefícios irrefutáveis:

Melhoria de características fisico-químicas dos solos:

  • aumento da capacidade de retenção de água

  • redução do risco de erosão

  • coadjuvante da regulação da temperatura dos solos

  • regulação da humildade controlando as perdas por evaporação

  • suplemento de N, K, P e micronutrientes

Melhoria da actividade Biológica:

  • capacita a actividade bacteriana e fúngica na captação de micronutrientes pelas plantas

  • melhora a captação de carbono mantendo a biodiversidade da micro e macro fauna (ex.: minhocas)

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page