google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Como plantar Hortênsias?
top of page
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Como plantar Hortênsias?


Sendo nativa do Japão e China, as Hortênsias (Hydrangea macrophylla) são já uma planta ornamental muito difundida por todas as regiões temperadas e subtropicais. Espécie de muitos cultivares cujas florações diferem dependendo das características do solo. Pode atingir 2-3m de altura e 3m de copa.

Local e Solo

As Hortênsias são uma óptima opção na construção de sebes. Contudo a escolha do local é fundamental. Tenha em atenção que locais de sol pleno poderão queimar as flores e locais de sombra plena não permitirão a floração. A regra poderá muito bem ser: sol pela manhã, sombra à tarde.

Mantenha o solo húmido e rico em matéria orgânica. Regas regulares no período da floração são imprescindíveis para manter as suas plantas bonitas e vistosas.

O solo deverá ser adequado à coloração da floração que está a planear:

  • Para uma coloração azulada, adicione sulfato de alumínio (acidificar o solo - pH ácido): considere 1 colher de sopa de sulfato de alumínio em 4 litros de água. Aplique mensalmente em plantas com 2 a 3 anos durante a época de crescimento. Regue as plantas antes de cada aplicação. Deite a solução lentamente, para não queimar as raízes.



  • Para uma coloração rosa, adicione sulfato de cálcio com ferro (alcalinizar o solo - pH alcalino): adicione cal dolomítica ao solo várias vezes por ano para aumentar o pH (até 6,2). Use fertilizantes com elevado teor de fósforo (25-10-10 - o número do meio corresponde ao fósforo).


  • Para floração multicolor, adicione criteriosamente carbonato de sódio.


Forma de Propagação

Fazemos a propagação das Hortênsias por estacas. Método muito prático e eficaz e que resulta das podas anuais.


Espaçamento

O espaçamento dependerá da densidade da sebe que pretender construir. Considere que a copa poderá chegar aos 3m. Assim, menos de 2m entre plantas poderá obrigá-lo a podas mais radicais para evitar o "conflito" entre as plantas.

A Poda

Devem ser podadas todos os anos para intensificar a floração. No Outono pode até um par de gomos saudáveis e fortes. No Verão elimine as flores secas. Caso a sua Hortênsia tenda a ficar demasiado lenhosa, poderá sempre optar por uma poda mais radical se não se importar de sacrificar o próximo período de floração.​

Floração

A floração ocorre na Primavera e Verão.

Colheita

N/A

Propriedades Medicinais & Condimentares*

N/A

Classificação Científica

Nome Científico: Hydrangea macrophylla

Género: Hydrangea

Família: Hydrangeaceae

Ordem: Cornales

Classe: Magnoliopsida

Divisão: Magnoliophyta

Reino: Plantae

*Disclaimer

A Quinta das Ginjas não se responsabiliza por eventuais efeitos colaterais pelo uso da planta. Deve sempre consultar um profissional antes de utilizar a planta para fins medicinais!

Fotos: web

259 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page