google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Como fazer atractivos caseiros para Vespa Asiática?

Se já tem as suas armadilhas preparadas, este é o post que lhe falta para complementar o seu trabalho na captura das Vespas Asiáticas fundadoras.



Se lhe falta ainda fazer as Armadilhas, poderá consultar aqui como o fazer.







Como consideração inicial, interessa sublinhar que estas receitas deverão ser usadas na primeira fase de combate e controlo que tem lugar de Janeiro a Junho, conforme o ciclo de vida da vespa. Nessa medida talvez queira consultar um nosso post anterior Vespa Asiática - o combate começa em Janeiro.

Vespa Asiática - Receitas caseiras de Atractivos Açucarados

Os atractivos, comummente chamados de iscos, a ser usados nesta fase deverão ser açucarados na medida em que no período pós-hibernação, as vespas fundadoras procuram fontes calóricas que lhes forneçam a energia necessária para que iniciem um novo ciclo de vida.


Um outro ponto de interesse, é a necessidade de promover a sua fermentação antes de ser colocado nas armadilhas. Neste caso, e na presença de oxigénio, o processo de fermentação irá conduzir à produção do ácido acético através das bactérias acéticas ou acetobactérias em que o álcool e leveduras têm um papel fundamental neste processo de oxidação. As Abelhas não têm grande interesse nestas soluções ácidas.

Atractivos Caseiros para Vespa Asiática

Se quiser testar os resultados obtidos na sua região por cada uma das receitas apresentadas, sugiro que as deixe fermentar em garrafas identificadas e que faça um mapa da sua disposição nos apiários. Assim poderá no futuro, verificar a eficácia de cada solução e optar no futuro pela que lhe oferecer melhores resultados.

Receita #1

Solução de Vinho Branco, Cerveja Preta e Groselha

Juntamos os açucares da groselha, o álcool presente no vinho e as leveduras da cerveja preta.


Ingredientes:

500 mls de Vinho Branco

500 mls de Cerveja Preta

100 mls de Groselha


Procedimento:

Misture os ingredientes, deixe fermentar e utilize na armadilha.


Receita #2

Solução de Nectar de Fruta e Vinagre

Nesta opção vamos juntar sumo de fruta de alto teor calórico a uma pequena quantidade de vinagre. Opte por produtos baratos que facilmente encontra no seu supermercado


Ingredientes:

1 Lt de Nectar de Pêra

50 mls de Vinagre


Procedimento:

Misture os dois ingredientes. O odor açucarado inicial passará a ter um travo acre que se intensificará após a fermentação. Deixe fermentar e usar nas suas armadilhas.


Receita #3

Solução de Água, Açúcar e Fermento

Nesta receita, a água açucarada irá ser sujeita ao processo de fermentação com o auxilio de bactérias acéticas com recurso ao fermento de padeiro que facilmente encontrará no seu supermercado.


Ingredientes:

1 Lt de Água

500 grs de Açúcar

25grs de Fermento de Padeiro


Procedimento:

Dissolva o fermento num pouco de água morna. Junte ao xarope de açúcar que entretanto já preparou com o açúcar e água. Deixe repousar, fermentar e poderá usar.


Receita #4

Solução de Mel e Água

Basicamente, trata-se de por em prática um dos maiores receios dos Apicultores: deixar acidificar propositadamente uma solução de Mel juntando-lhe uma igual quantidade de água.


Ingredientes:

1 Kg Mel (poderá usar o Mel de retirar dos quadros do ninho e que não comercializa)

1 Lt de Água


Procedimento:

Simplesmente misture os dois ingredientes até obter solução homogénea. Deixe fermentar e use nas suas armadilhas.


#savethebees #vespaasiatica #diy

Copyright @ 2012-2020 Quinta das Ginjas - Reservados todos os Direitos

MARCA NACIONAL Nº 494371 (INPI)

quintadasginjas@gmail.com | +351 966078170 | Alcobaça - Portugal