Como fazer Armadilha para Vespas Asiáticas?
Neste nosso projecto de construção de Armadilhas para Vespas Asiáticas, atendemos às seguintes Considerações Prévias e Princípios:
1. Ser Selectiva: deverá reter somente a espécie Vespa velutina;
2. Ser de baixo custo;
3. Reciclar materiais de uso quotidiano;
4. Ser ela própria Reciclável.
Objecto
Construção de armadilha selectiva para a captura da Vespa velutina nigrithorax.
Descrição de cada Etapa:
Passo 1: Material necessário
3 garrafas de plástico, tipo PET/refrigerante;
15/20cm arame;
Tesoura;
Lâmina de corte tipo "X-Acto" ;
Brocas de 4mm e 6mm;
Marcador;
Queimador, isqueiro ou pequeno maçarico.
Passo 2: Corte 2 Garrafas PET
Corte o topo de 2 das garrafas de plástico tipo PET/Refrigerante por forma a ficar com os 2 cones do topo.
Corte a base dessas 2 garrafas a cerca de 10cm da sua base (servirão para reservatório do atractivo).
Passo 3: Entradas
A terceira garrafa será o “corpo” da armadilha e deverá ter as aberturas para a entrada das invasoras e orifícios de escapatória para a saída dos outros insectos.
Com a ajuda de um marcador, marque 2 "X's" diametralmente opostos e na metade superior da garrafa. Com a ajuda da tesoura e/ou do "X-Acto", faça o corte em "X".
Passo 4: Coloque as Entradas
Com alguma pressão, coloque os 2 cones cortados no Passo 2 nos cortes em "X's" executados no ponto anterior.
Passo 5: Escapatórias
São estes orifícios de escapatória que tornam esta Armadilha selectiva.
Para a sua execução, use brocas já usadas e que já não sirvam os seus propósitos iniciais.
Nota: os orifícios devem ser suficientemente grandes para que os insectos escapem, e suficientemente pequenos para reter a Vespa velutina.
Assim, com uma broca de 4mm, e depois de a aquecer com o maçarico, faça uns tantos furos na base da garrafa. Estes orifícios permitirão a passagem dos odores provenientes do atractivo que se encontrará abaixo.
Na lateral da garrafa, e usando a mesma técnica, use uma broca de 6mm e faça várias furações na sua metade superior por forma a que Abelhas e outros polinizadores possam escapar.
No topo da garrafa e rente à cápsula faça outros 2 pequenos furos por onde vai passar o arame que servirá para suspender a armadilha.
Passo 6: Finalize...
No primeiro ponto cortou o fundo de duas garrafas a cerca de 10cm da sua base. Se as garrafas forem iguais, verificará que a conseguirá adaptar na base da garrafa que dá corpo à armadilha. É neste reservatório que irá colocar o atractivo. Use fita americana “castanha” para juntar as duas peças.
Com este procedimento, só precisará de retirar o reservatório sempre que precisar de mudar o atractivo. As furações de 4mm na base do corpo da armadilha não permitirão a passagem das suas presas.
Caso verifique a presença de vespas velutinas na armadilha, antes de a retirar do suporte onde a colocou, retire o reservatório com o isco, envolva a armadilha num saco seguramente fechado e congele por 2 dias.
Nota: use as vespas congeladas nos futuros atractivos!
Existem inúmeros projectos artesanais para a captura da Vespa asiática e praticamente a custo zero. Contudo não existem fórmulas de sucesso e todas são válidas se atenderem aos seus propósitos e tiverem o mais baixo impacto nos Ecossistemas. Este nosso projecto não é melhor nem pior que os outros mas é o nosso...
Atenção: Apesar de ser um projecto de fácil execução, é DESACONSELHADO A CRIANÇAS sem supervisão de um adulto em virtude usar instrumentos cortantes e fogo.
Há pouco verifique que numas arvores floridas perto de onde estou andavam muitas abelhas, mas qual foi o meu espanto quando verifiquei que juntamente com as abelhas estavam muitas (dezenas) de vespas que não me pareceram ser asiaticas porque tinham todo o corpo negro somente com duas riscas laranjas e com um tamanho identico ao da vespa asiatica.
Pergunto: São vespas asiaticas?
Fazem deslocações longas?
Já fiz umas armadilhas e tem resultado, tenho 3 colmeias, coloquei 3 armadilhas e tenho retirado as vespas todas as semanas.
Na 1º e 2º semana tirei de cada armadilha entre 10 e 12 vespas, ultimamente tenho retirado 1, 2 ou 3.
Já estão a desaperecer?