- Quinta das Ginjas
Ciprestes de Leyland (Cupressus leylandii)
O Cupressus leylandii, ou Cipreste de Leyland, é uma árvore conífera de folha verde escura escamiforme e de crescimento vigoroso. De médio porte, pode atingir 30m ou mais de altura se não for podado.
Procurávamos uma espécie de rápido crescimento e que possibilitasse o desenvolvimento de uma sebe suficientemente densa para protecção e barreira contra o vento.
A Plantação têve lugar em Maio:
O Cipreste de Leyland é um híbrido resultante do cruzamento entre o Cedro da Califórnia (Cupressus macrocarpa) e o Cedro do Alasca (Cupressus nootkatensis). Deesenvolvido em Inglaterra em meados século XIX, é hoje uma opção para esconder estruturas urbanas indesejadas. Pode adquirir qualquer forma ou altura desde que conduzido no sentido desejado desde cedo.
Cupressus macrocarpa e Cupressus nootkatensis
Cupressus leylandii
Local & Solo
Pode chegar aos 30-45m de altura com um rácio de crescimento de 90cm por ano. Tem elevada tolerância à diversidade de solos e à variação da exposição solar. Boa resistência a pragas e doenças. Adapta-se a climas temperados mas não tolera geadas prolongadas nem temperaturas acima dos 35ºC por períodos longos.
Espaçamento
1m entre plantas para uma sebe mais densa.
Forma de Propagação
Estaca semi-lenhosa no final do Verão.
Poda
Recomendada caso se pretenda que o seu crescimento seja para construção de sebes (não cortar madeira antiga sendo que o corte deverá ser o mais tardar no final do Verão). Se o objectivo é criar uma sebe impenetrável, deverá aparar as plantas com regularidade para manter a base mais densa. O seu rápido crescimento, se não for controlado, conduzirá a plantas altas e de base "despida".
Classificação científica
Espécie: Cupressus leylandii
Género: Cupressus
Família: Cupressaceae
Ordem: Pinales
Classe: Pinopsida
Divisão: Pinophyta
Reino: Plantæ
Comments