google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Ciprestes de Leiland (Cupressus leylandii)
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Ciprestes de Leyland (Cupressus leylandii)

O Cupressus leylandii, ou Cipreste de Leyland, é uma árvore conífera de folha verde escura escamiforme e de crescimento vigoroso. De médio porte, pode atingir 30m ou mais de altura se não for podado.

Procurávamos uma espécie de rápido crescimento e que possibilitasse o desenvolvimento de uma sebe suficientemente densa para protecção e barreira contra o vento.


A Plantação têve lugar em Maio:


O Cipreste de Leyland é um híbrido resultante do cruzamento entre o Cedro da Califórnia (Cupressus macrocarpa) e o Cedro do Alasca (Cupressus nootkatensis). Deesenvolvido em Inglaterra em meados século XIX, é hoje uma opção para esconder estruturas urbanas indesejadas. Pode adquirir qualquer forma ou altura desde que conduzido no sentido desejado desde cedo.

Cupressus macrocarpa e Cupressus nootkatensis


Cupressus leylandii


Local & Solo

Pode chegar aos 30-45m de altura com um rácio de crescimento de 90cm por ano. Tem elevada tolerância à diversidade de solos e à variação da exposição solar. Boa resistência a pragas e doenças. Adapta-se a climas temperados mas não tolera geadas prolongadas nem temperaturas acima dos 35ºC por períodos longos. 


Espaçamento

1m entre plantas para uma sebe mais densa.


Forma de Propagação

Estaca semi-lenhosa no final do Verão.


Poda

Recomendada caso se pretenda que o seu crescimento seja para construção de sebes (não cortar madeira antiga sendo que o corte deverá ser o mais tardar no final do Verão). Se o objectivo é criar uma sebe impenetrável, deverá aparar as plantas com regularidade para manter a base mais densa. O seu rápido crescimento, se não for controlado, conduzirá a plantas altas e de base "despida". 

Classificação científica

Espécie: Cupressus leylandii

Género: Cupressus

Família: Cupressaceae

Ordem: Pinales

Classe: Pinopsida

Divisão: Pinophyta

Reino: Plantæ


#Sebes

0 visualização

Copyright @ 2012-2020 Quinta das Ginjas - Reservados todos os Direitos

MARCA NACIONAL Nº 494371 (INPI)

quintadasginjas@gmail.com | +351 966078170 | Alcobaça - Portugal