google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Projecto ApisCibus

Copyright @ 2012-2020 Quinta das Ginjas - Reservados todos os Direitos

MARCA NACIONAL Nº 494371 (INPI)

quintadasginjas@gmail.com | +351 966078170 | Alcobaça - Portugal

Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Projecto ApisCibus


A utilização da alimentação artificial nas nossas colónias, começa já a ser uma prática comum em Portugal. Não tão somente para colmatar a escassez de alimento disponível na natureza mas particularmente para garantir um melhor nível nutricional e sanitário das nossas Abelhas.


Foto: www.fnap.pt

O crescente número de produtos disponíveis no mercado e o vazio legislativo para o regular está levar a um crescimento de substâncias alimentares baseadas em hidratos de carbono, proteínas e outras substâncias de diversas origens e composições.

Se por um lado estes produtos podem conduzir a um crescimento mais saudável das colónias, por outro, não se poderão excluir riscos para a saúde das próprias Abelhas e para a qualidade dos produtos apícolas.

Como esta preocupação, o Projeto ApisCibus - “A alimentação artificial para abelhas: rastreio da qualidade, digestibilidade e impacto nas colonias”, conduzido em parceria pelo IPB, UTAD e FNAP, no âmbito da Medida 6 do PAN 2017/2019, tem como objectivos:

1. Identificar as práticas em uso pelo apicultores portugueses no que respeita à alimentação artificial das colónias de abelhas;

2. Avaliar a qualidade e segurança dos produtos comerciais disponíveis no mercado, bem como o seu potencial nutritivo e impacto no desenvolvimento das colónias.

Para a boa concretização deste estudo, é imperativo que todos os apicultores de vejam envolvidos nele e que dêem o seu contributo.

Para isso bastarão cerca de 10 minutos para responder a um rápido questionário online e que encontrará aqui .

#Investigação #AlimentaçãoArtificial

15 visualizações