- Quinta das Ginjas
Projecto ApisCibus
A utilização da alimentação artificial nas nossas colónias, começa já a ser uma prática comum em Portugal. Não tão somente para colmatar a escassez de alimento disponível na natureza mas particularmente para garantir um melhor nível nutricional e sanitário das nossas Abelhas.

Foto: www.fnap.pt
O crescente número de produtos disponíveis no mercado e o vazio legislativo para o regular está levar a um crescimento de substâncias alimentares baseadas em hidratos de carbono, proteínas e outras substâncias de diversas origens e composições.
Se por um lado estes produtos podem conduzir a um crescimento mais saudável das colónias, por outro, não se poderão excluir riscos para a saúde das próprias Abelhas e para a qualidade dos produtos apícolas.
Como esta preocupação, o Projeto ApisCibus - “A alimentação artificial para abelhas: rastreio da qualidade, digestibilidade e impacto nas colonias”, conduzido em parceria pelo IPB, UTAD e FNAP, no âmbito da Medida 6 do PAN 2017/2019, tem como objectivos:
1. Identificar as práticas em uso pelo apicultores portugueses no que respeita à alimentação artificial das colónias de abelhas;
2. Avaliar a qualidade e segurança dos produtos comerciais disponíveis no mercado, bem como o seu potencial nutritivo e impacto no desenvolvimento das colónias.
Para a boa concretização deste estudo, é imperativo que todos os apicultores de vejam envolvidos nele e que dêem o seu contributo.
Para isso bastarão cerca de 10 minutos para responder a um rápido questionário online e que encontrará aqui .