- Quinta das Ginjas
Pyronia bathseba
Não somos propriamente muito entendidos neste género de insectos mas não podemos deixar de notar a sua encantadora presença no meio que nos rodeia. Porque também é destes momentos de contemplação em que a Natureza, a Fotografia e a Apicultura se cruzam.
Infelizmente, e custo da utilização massiva de agroquímicos, muitas das espécies de borboletas que nos habituámos a ver em tempos idos, já são raras de encontrar. Contudo esta Pyronia bathseba fez-nos companhia no nosso último dia de campo.
De coloração laranja com margens largas e castanhas, a Pyronia bathseba tem como seu habitat o Norte de África, Península Ibérica e França mediterrânea. Encontramo-la no período de Abril a Julho. E esta não foi de facto muito difícil de avistar por entre a floração das malvas e dos malmequeres.
Talvez nos falte mais engenho para melhores fotografias, mas depois do árduo trabalho no apiário, ainda conseguir suster a respiração para focar convenientemente a lente, é de enaltecer. A juntar às botas, fato, fumigador e outros artefactos apícolas, a GoPro e a Canon já fazem parte do equipamento do apicultor da Quinta....