google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Como descristalizar o Mel?
top of page
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

Como descristalizar o Mel?


O Mel e todos os produtos da colmeia que lhes estão associados, como o Mel em Favo, tendem a cristalizar. Este processo químico resulta da normal aglutinação dos açucares (glucose) sendo por isso um sinal evidente da sua pureza, não perdendo as suas qualidades nutricionais e energéticas.


Mel Cristalizado e Mel Líquido

Este processo de cristalização ocorre devido a vários factores:

1. Temperaturas baixas (nomeadamente abaixo dos 12ºC);

2. Características dos néctares envolvidos na sua produção pelas Abelhas (por exemplo, o mel de eucalipto é de rápida cristalização).

Mel Líquido (bolha de ar) e Mel Cristalizado

A forma mais fácil de verificar se o Mel se encontra em processo de cristalização, é perceber a rapidez com que a bolha de ar se deslocar do topo para o fundo do frasco quando o vira. No exemplo acima, verificamos que o segundo mel já nem forma a bolha. Têm o mesmo estadio de maturação mas provêem de diferentes néctares (o segundo de tonalidade mais clara tem predominância de eucalipto).


Sendo este um processo químico normal, então, se aprecia o Mel no seu estado líquido e o tem já sob a forma cristalizada, o que deverá fazer para o tornar ao seu estado líquido sem com isso perder as suas qualidades?

O procedimento é simples!

1ª Etapa: Colocar um recipiente de água ao lume


2ª Etapa: Colocar um segundo recipiente de água dentro do primeiro (Banho-Maria)


3ª Etapa: Colocar o seu frasco de Mel dentro deste segundo recipiente esperando que, lentamente os cristais se voltem a dissolver com a elevação da temperatura. Será importante assegurar que a temperatura não exceda os 40ºC.

4ª Etapa: Assim que verificar que o seu Mel voltou ao estado líquido, retire-o do calor e deixe-o arrefecer à temperatura ambiente.

Diz-se por vezes que o mel cristalizado não é puro....

Trata-se evidentemente de puro desconhecimento. Será isso sim de estranhar se um mel não cristaliza perante baixas temperaturas (poderão estar envolvidos outros tipos de açucares que não aqueles colhidos pelas Abelhas sob a forma de néctares....).

1.849 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page