google.com, pub-2942428232633296, DIRECT, f08c47fec0942fa0
Quinta das Ginjas
Blog da Quinta

Na Quinta estão hoje....

The Weather Forecast....

  • Quinta das Ginjas

National Honey Show 2016 - Londres


Terminou no sábado a 85ª edição do National Honey Show em Esher, Londres e a Quinta esteve lá! Ponto alto para todos aqueles que por aqui vivem a apicultura enquanto apicultores, comerciantes, associações ou comunidade académica.

O local escolhido não poderia ser mais "inglês": um hipódromo! E foi no magnífico Sandown Park Racecourse em Esher, Londres que o evento recebeu centenas de participantes.

Em 3 dias de certame, as centenas de participantes puderam assistir a diversificadas palestras e workshops. Temáticas sobre a diversificação e inseminação manual de rainhas, o desaparecimento de colónias, estratégias de controlo sanitário, botânica e nutrição foram alguns dos temas abordados. Para quem teve a sorte de a tempo ter uma inscrição nos vários workshops, conseguiu então melhorar os seus conhecimentos por exemplo na produção artesanal de cerveja de mel, fabrico de velas, fotografia macro de abelhas, microscopia entre outros. Escusado será dizer que as inscrições fecharam no dia em que abriram.

O congresso reservou igualmente um espaço para os mais novos, os quais puderam assistir a um conjunto de conferências somente para principiantes.

No que diz respeito aos concursos, pudemos encontrar um pouco de tudo ao que à apicultura diz respeito. Desde o tradicional concurso de méis, méis em favo, cervejas de mel, velas de cera de abelha, rótulos, até à fotografia e microfotografia apícola, a diversidade foi enorme.

Curiosidade foi constatar que neste país, quem tem um pouco de terreno atrás de casa ou um pequeno jardim, opta facilmente por nele colocar uma colmeia. Nessa medida foi interessante ver inúmeras famílias representadas por várias gerações a comprar e a levar colmeias para montar em casa. Sim porque por aqui, as colmeias são tipo "Ikea": desmontadas em peças para serem montadas em casa com toda a facilidade.

Conclusões:

Do que pude reter da minha participação no evento destaco que no Reino Unido, os problemas com que se deparam os apicultores não serão muito diferente dos nossos: a recente identificação da Vespa Asiática levou a que um forte dispositivo de identificação, alerta e controlo fosse já posto em prática; o decréscimo do número de apicultores e o envelhecimento da sua população coloca em alerta a necessidade da renovação de gerações no sector; a recente fusão entre a Bayer e a Monsanto e o risco de Monopólio no comércio mundial de pesticidas e de sementes coloca no topo das preocupações a necessidade de preservar a biodiversidade no Planeta; finalmente, a necessidade de preservar as boas práticas agrícolas tanto na utilização de agro-químicos como na diversificação de culturas.

Pela qualidade e pelo interesse científico, contamos estar presentes no próximo evento!

Esperemos pois pela 86ª edição!

#Congressos

23 visualizações

Copyright @ 2012-2020 Quinta das Ginjas - Reservados todos os Direitos

MARCA NACIONAL Nº 494371 (INPI)

quintadasginjas@gmail.com | +351 966078170 | Alcobaça - Portugal